principais dúvidas sobre a impressão digital

Se você trabalha em um escritório, ou mesmo em um esquema de home office, é muito provável que tenha que usar uma impressora com frequência. Mas, apesar desse equipamento ser uma parte tão importante do nosso dia a dia profissional, normalmente não conhecemos muito sobre ele. Por conta disso, neste artigo, separamos as principais dúvidas sobre a impressão digital para ajudar você a ter um entendimento mais completo desse assunto. Continue com a leitura para conhecer essas questões e suas respostas!

Principais dúvidas sobre a impressão digital
Fonte: Freepik.

Conheça as principais dúvidas sobre a impressão digital

Quando utilizamos muito algum tipo de equipamento, tendemos a vê-lo como algo tão natural que não paramos para pensar a respeito dele. Isso acontece muito com a impressora digital.

Mas a falta de conhecimento nunca é algo positivo. É sempre bom se interessar em saber mais sobre equipamentos essenciais para o cumprimento da sua função profissional. Por isso, vale a pena conhecer as principais dúvidas sobre a impressão digital, que listamos abaixo. Confira!

Dúvida 1: O que define uma impressão digital?

A primeira questão é a mais básica, e talvez uma das mais importantes: O que, exatamente, define uma impressão digital? E a resposta é que esse tipo de impressão recebe esse nome por conta do formato dos arquivos que são impressos através dela. Esses arquivos são imagens e textos digitalizados, podendo vir de qualquer lugar, de livros a fotografias. Por isso ela é chamada de impressão digital.

Dúvida 2: O local da impressora faz diferença na qualidade da impressão?

Se você preza pela qualidade máxima dos arquivos impressos, com certeza já se fez essa pergunta. E a resposta é um sonoro sim. Fatores como a umidade do ar, a temperatura e a limpeza do ambiente podem fazer toda a diferença na qualidade de uma impressão.

O local da impressora faz diferença na qualidade da impressão?
Fonte: freepik.

Mas como isso ocorre? O problema é que esses fatores afetam diretamente a tinta utilizada na impressão, prejudicando o resultado final. Assim, se a umidade do ar for muito baixa ou muito alta, a tinta pode secar ou escorrer, respectivamente. A temperatura, por sua vez, incide sobre a viscosidade do produto. E, por fim, se a impressora não estiver limpa, ela pode acumular pó e resíduos, o que pode resultar em travamentos.

Dúvida 3: Qual é a diferença entre a impressão digital e a impressão offset?

A principal diferença entre a impressão digital e a impressão offset é que o processo da impressão offset é mais complexo e indireto. Nela, as cores são gravadas individualmente através de placas de alumínio.

Já a impressão digital, por sua vez, tem um funcionamento mais simplificado. As cores são gravadas todas de uma vez. Isso diminui o seu custo e faz com que ela seja uma opção mais recomendável para impressões de pequena e média escala. A impressão offset, por outro lado, já é mais indicada para grandes tiragens, apresentando também uma qualidade de impressão superior à oferecida pela impressão digital.

Dúvida 4: Como fazer impressões de qualidade com uma impressora digital?

Apesar da impressora digital não ser tão sofisticada como a impressão offset, ainda é possível obter imagens de ótima qualidade através dela. Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas.

A primeira é que a resolução da imagem impressa deve ser boa. Além disso, você deve ajustar o DPI da impressora para o maior possível, permitindo um melhor detalhamento da imagem. O papel também influencia, então é melhor optar por um papel fotográfico fosco ou brilhante.

Como fazer impressões de qualidade com uma impressora digital?
Fonte: Freepik.

Por fim, é impossível fazer uma impressão de qualidade sem tintas para impressora de qualidade. E uma das principais dúvidas sobre a impressão digital é onde obter tintas assim. A HD Ink é uma ótima opção. Para saber mais, visite o site da empresa e conheça melhor os seus produtos.