4 dicas para fazer impressões de alta qualidade

No nosso dia a dia, com frequência temos que imprimir documentos, seja para o uso pessoal ou profissional. No entanto, um dos problemas que surge com essas impressões constantes é a necessidade de uma impressão de alta qualidade para alguns tipos de arquivos. Afinal, o ideal é que o documento físico fique à altura da sua versão digitalizada. Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos citar 4 dicas para fazer impressões de alta qualidade que vão fazer a diferença na hora de imprimir os seus documentos. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 dicas para fazer impressões de alta qualidade
Fonte: Freepik.

Conheça as 4 principais dicas para fazer impressões de alta qualidade

Imprimir uma imagem como, por exemplo, uma fotografia, pode ser uma tarefa muito frustrante. Muitas vezes a qualidade da impressão não consegue nem se comparar à qualidade do documento digitalizado, prejudicando muito o efeito geral da imagem.

No entanto, não há como fugir de ter que imprimir certos documentos. Sendo assim, o que deve ser feito é aderir à uma série de atitudes que podem melhorar ao máximo a qualidade de uma imagem impressa, maximizando o potencial daquela impressão.

Mas como fazer isso? Bem, essa é uma questão que muitos profissionais da arte e do design já enfrentaram. Por conta disso, é possível encontrar diversas dicas para ajudar você com essa tarefa. A seguir, então, vamos citar e falar um pouco sobre cada uma delas.

Prepare a sua impressora para imprimir com a melhor resolução possível

A maioria das impressoras disponíveis no mercado oferecem diferentes modos de impressão com funções diversas. Desse modo, da mesma forma que é possível, por exemplo, imprimir um documento em preto e branco para economizar tinta, você também pode imprimi-lo em um modo que serve especialmente para melhorar a qualidade do resultado final, tornando-o mais detalhado e intenso.

Prepare a sua impressora para imprimir com a melhor resolução possível
Fonte: Freepik

Para fazer isso, você deve ir na aba de “configurações” do seu computador, e depois em “impressoras e scanners”. Depois, clique em “gerenciar” para modificar as configurações de impressão. O ideal é escolher a opção com o máximo de DPI (dots per inch, ou, em português, “pontos por polegada”), pois essa é a resolução mais fiel ao documento original.

Escolha um bom sistema de cor

Existem muitos sistemas de cor que as impressoras usam para trabalhar, e cada um deles possui suas próprias especificidades. O melhor deles para a impressão de alta qualidade, porém, é o CMYK. Sendo assim, ao imprimir uma fotografia, converta antes o seu sistema de CMYK para obter melhores resultados.

Escolha um bom formato de arquivo

Formatos de arquivo influenciam muito na qualidade de uma impressão. O formato mais utilizado é o JPEG, que tem como principal vantagem a sua flexibilidade, podendo ser aberto por qualquer computador e por qualquer programa.

No entanto, o JPEG não é o mais indicado quando o assunto é impressão de alta qualidade. Isso porque, já que ele funciona com um estilo de compressão econômico, ele sempre vai abaixar um pouco a qualidade da imagem. Sendo assim, se o seu objetivo é fazer impressões de alto nível, é melhor optar por arquivos nos formatos RAW ou TIFF.

Escolha um bom formato de arquivo
Fonte: freepik.

Compre tintas de qualidade

Uma das principais dicas para fazer impressões de alta qualidade que podemos citar é: A qualidade das tintas afeta muito no resultado final da impressão. Desse modo, é preciso escolher tintas eficientes, que façam impressões intensas e claras. As tintas HD Ink, por exemplo, são ótimas opções, sendo produtos certificados e que atendem a normas e padrões internacionais, prezando sempre pela mais completa excelência. E aí, ficou interessado? Para saber mais, entre no site da empresa para conhecer melhor os produtos da empresa!