Como imprimir só uma parte de um arquivo

No nosso dia a dia, com frequência temos a necessidade de imprimir documentos digitalizados, pois precisamos de suas versões físicas para realizar alguma tarefa. Isso pode ser, por exemplo, um registro que precisa de algum documento, ou a leitura de um texto para uma prova na faculdade, ou diversas outras situações. Mas nem sempre é necessário imprimir o arquivo original por inteiro. Às vezes, você só precisa de uma parte dele. Mas como imprimir só uma parte de um arquivo?

Essa questão é muito relevante para o uso da impressora em nossas rotinas. Afinal, a impressora consome tinta e energia, ambos recursos que custam dinheiro, e é sempre bom poder economizar e não gastar muito. Por isso, é terrível pensar na ideia de ter que imprimir um PDF de 100 páginas quando na verdade você só vai utilizar 10 folhas daquele arquivo.

Felizmente, você não precisa fazer isso. É perfeitamente possível imprimir apenas uma parte de um documento, focando apenas no que vai realmente ser útil para você. Neste artigo, vamos explicar como. Continue com a leitura para descobrir!

Como imprimir só uma parte de um arquivo
Fonte: Freepik.

Entenda como imprimir só uma parte de um arquivo

Existem três principais formas de imprimir apenas uma parte de um arquivo. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Confira!

Imprimindo imagens ou textos específicos

A primeira forma de imprimir apenas parte do seu arquivo é imprimindo imagens ou partes do texto selecionadas. E, para isso, o que você deve fazer é usar o cursor para selecionar as partes que deseja imprimir. Você vai, então, apertar o botão direito no mouse e selecionar as opções “arquivo” e “imprimir”.

O próximo passo é na tela de impressão. Nela, você vai clicar na seção de “páginas”, se estiver usando um Mac; ou na seção de “intervalo de páginas” se estiver usando o Windows. Clique em “seleção” e, depois, é só clicar em “imprimir”. Assim, apenas a parte que você selecionou será impressa.

Imprimindo apenas a página que está sendo mostrada

Também é possível imprimir apenas a página que está sendo mostrada de um documento. Para isso, você deve rolar a tela até chegar na página e clicar em “arquivo” e em “imprimir”.

Imprimindo apenas a página que está sendo mostrada
Fonte: freepik.

Isso vai levar você até as mesmas seções mencionadas no método anterior, para o Mac e o Windows. A diferença é que, dessa vez, ao invés de clicar em “seleção”, você deve clicar em “página atual”. Desse modo, a impressão ocorrerá como você deseja.

Imprimindo páginas não consecutivas de um arquivo

Finalmente, você também pode imprimir páginas não consecutivas de um documento. E o primeiro passo para fazer isso é explorar o documento e descobrir os números das páginas que você quer imprimir.

Depois disso, clique em “arquivo” e clique em “imprimir”. O passo seguinte depende de qual programa você está usando: No Word, basta clicar em “intervalo de páginas” (no Windows) ou “páginas” (no Mac). Já no Google Docs, é preciso clicar no botão em formato de círculo que traz os números, como “8”, “5-9”, etc.

Após fazer isso, digite o intervalo das páginas e os números que você quer imprimir no campo disponível para texto. Se quiser imprimir páginas individuais separadas, separe-as com uma vírgula (como “6, 8”). Por outro lado, se quiser imprimir intervalos, o hífen é o mais recomendável (como “6-10”, por exemplo). Depois disso, é só clicar em imprimir.

Imprimindo páginas não consecutivas de um arquivo
Fonte: freepik.

Imprima seus arquivos usando tintas de qualidade

Agora que você já sabe como imprimir só uma parte de um arquivo, o que resta é garantir um alto nível de qualidade para essas impressões. E, para isso, o ideal é contar com tintas para impressão intensas e eficientes, como as da HD Ink, por exemplo. Para saber mais, veja os produtos no site.