Conheça os diferentes tipos de arquivos para imprimir

A impressora é uma peça fundamental para o dia a dia de muitas pessoas. Útil tanto em casa como no ambiente de trabalho, essa peça de tecnologia facilita a tarefa de imprimir fotos e documentos a qualquer momento. Mas, assim como um computador ou uma geladeira, existem diversos modelos disponíveis para o uso do consumidor. Sendo assim, surge a questão: Como escolher a sua impressora?

Essa é uma pergunta que deve ser ponderada com muito cuidado. Afinal, comprar uma impressora é um investimento, e você deve ter certeza de que o custo-benefício dessa compra vale a pena antes de realizá-la.

Pensando nisso, neste artigo, vamos ajudar você a escolher a melhor impressora para você, falando um pouco sobre o que considerar na hora de fazer essa escolha. Continue lendo para descobrir!

Como escolher a sua impressora
Fonte: Frrepik.

Aprenda como escolher a sua impressora

Hoje em dia, existem muitas marcas e tipos diferentes de impressora no mercado. Existem impressoras de jato de tinta, impressora a laser, impressoras 3D, impressora de cera térmica, impressora de tinta sólida… Enfim, a lista de possibilidades é longa, o que pode gerar muitas dúvidas na cabeça do consumidor. Afinal, como saber qual é o tipo ideal de impressora para você?

Felizmente, existem alguns fatores que podem ajudar você na hora de fazer essa escolha. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!

Avalie qual é a sua necessidade

Tipos diferentes de impressora atendem a diferentes necessidades. Isso significa que, na hora de escolher a sua impressora, é preciso que você avalie para que você precisa dela.

Para fazer essa avaliação, basta se fazer algumas perguntas. Por exemplo, por que você precisa de uma impressora? É uma impressora para a sua casa ou para um ambiente de trabalho? Com que frequência você faz impressões, e que tipo de documentos você costuma imprimir? Quantas pessoas usarão essa impressora regularmente?

Fonte: Freepik.
Avalie qual é a sua necessidade

As respostas para essas perguntas ajudarão você a esboçar uma imagem da impressora ideal para as suas necessidades. Com isso, você pode avaliar as opções disponíveis de acordo com essa demanda, o que facilita muito a tarefa de encontrar a que vai servir melhor para você.

Examine o local onde a sua impressora vai estar

Para escolher a sua impressora, você deve antes saber quanto de espaço ela vai ocupar no ambiente em que você quer colocá-la. Lembre-se que ela deve se encaixar perfeitamente no espaço disponível, permitindo ainda a usabilidade do painel frontal, a mudança de cartuchos e a retirada de papel. Evite, então, comprar uma impressora sem saber suas medidas.

Decida qual é o tipo de conectividade que você prefere

A maioria das impressoras multifuncionais que estão disponíveis atualmente no mercado podem ser dividas em três tipos principais de conexão: USB, Wi-fi e Ethernet. É preciso, então, decidir qual tipo vai funcionar melhor para você. Isso novamente inclui a necessidade de avaliar as suas demandas.

Se, por exemplo, diversos computadores vão usar a sua impressora, a conexão Ethernet pode ser preferível. Por outro lado, se você planeja utilizá-la com outros dispositivos, como celulares ou notebooks, uma conexão Wi-fi será necessária.

Fonte: Freepik.
Decida qual é o tipo de conectividade que você prefere

Escolha as melhores tintas para a sua impressora ideal

Agora que você já sabe como escolher a sua impressora, é hora de partir para a parte prática. Isso inclui também escolher as tintas para a sua impressora. Neste ponto, a qualidade é essencial, pois tintas de baixa qualidade podem inclusive danificar a estrutura da impressora em si. Sendo assim, vale a pena buscar por uma empresa com tintas intensas e eficientes, como a HD Ink, que busca otimizar a qualidade da impressão em bulk. Para saber mais, veja os produtos no site.