O cartucho de tinta da impressora é uma peça fundamental para o seu funcionamento. No entanto, quando a tinta esgota, surgem várias dúvidas: como recarregar um cartucho de impressora? Vale a pena fazer isso, ou é melhor comprar um cartucho novo? Nesse artigo, veremos as respostas para essas e outras perguntas. Continue lendo para descobrir!

Tudo que você precisa saber sobre recarregar um cartucho de impressora
Fonte: Freepik.

Quando recarregar um cartucho de impressora

Antes de mais nada, é preciso pontuar que a recarga não estraga o cartucho de impressora. Isso é um mito que não tem base real. A recarga não prejudica o equipamento da máquina de maneira alguma.

Mas quando essa recarga deve ser feita? A resposta para essa pergunta é um pouco complicada, porque esse número depende de qual é o cartucho que está sendo utilizado. Em média, um cartucho de impressora pode ser recarregado até quatro vezes, mas há cartuchos que podem aguentar até oito recargas. É necessário, então, atentar para as características do seu.

Outros pontos importantes são os tipos e volumes de impressão que o cartucho suporta. Isso também pode afetar a quantidade de recargas que ele permite.

Aumentando a vida útil do seu cartucho de impressora

Além de recarregar seu cartucho quando for possível, também é recomendável que você adote outras medidas para aumentar a vida útil do seu cartucho de impressora. Isso vai garantir com que ele dure por mais tempo, melhorando seu custo-benefício e evitando prejuízos para você. A seguir, vejamos então algumas atitudes que podem ajudar nessa tarefa.

Não faça a recarga em casa

Recarregar um cartucho de impressora é um trabalho que deve ser realizado com cuidado para não danificar a peça. Por isso, prefira fazer isso com a ajuda de empresas especializadas na área. Desse modo, você garante a durabilidade do material.

Não faça a recarga em casa
Fonte: freepik.

Cuidado na hora de remover papéis atolados

O atolamento de papéis na impressora é algo bastante comum. No entanto, se isso acontece com você, não remova os papéis com a impressora ligada, pois isso pode prejudicar o cartucho de tinta. Ao invés disso, desligue a impressora para então remover o papel atolado.

Use a sua impressora com frequência

Se você ficar muito tempo sem usar a sua impressora, é possível que a tinta para impressão resseque no bocal do cartucho, o que prejudica muito a vida útil do mesmo. Por isso, para garantir a durabilidade, tente fazer impressões com regularidade, de preferência uma ou duas vezes por semana. Isso mantém o cartucho funcionando com eficiência.

Não espere a tinta esgotar por completo

Forçar os circuitos do toner pode ser muito prejudicial para o funcionamento da peça. Desse modo, ao ver que a tinta do seu cartucho de impressora está começando a esgotar, procure providenciar a recarga ou a troca o mais rápido possível. Afinal, se você forçar muito, poderá até acabar queimando o cartucho, gerando um grave prejuízo.

Não espere a tinta esgotar por completo
Fonte: freepik.

Use tintas de qualidade

Mesmo sabendo como recarregar um cartucho de impressora, a coisa mais importante que você pode fazer para garantir a vida útil dos seus equipamentos é dar preferência a tintas de qualidade para a impressão. Isso significa consumir produtos de empresas altamente qualificadas, que podem aliviar o desgaste da sua impressora.

Mas onde encontrar esses produtos? A HD Ink é uma excelente opção. Com o objetivo de otimizar a qualidade de impressão com bulk por um preço justo, a empresa possui produtos que se destacam pela intensidade e nitidez que eles conferem à impressão digital. Atendendo a padrões e normas internacionais de excelência, as tintas HD Ink garantem impressões de nível profissional e alta qualidade fotográfica. Quer saber mais? Veja mais informações sobre os produtos da empresa no site.