Não há como imprimir fotos com qualidade sem tintas de qualidade

Dependendo da sua ocupação, é muito provável que você utilize uma impressora diariamente, ou até várias vezes ao dia. Por permitirem o acesso fácil a documentos e fotos, impressoras são muito úteis e imprescindíveis para a realização de determinados ofícios. Mas existe um problema: as tintas para impressão são finitas e precisam, de tempo em tempo, ser recarregadas, o que, às vezes, pode pesar um pouco no bolso. Desse modo, surge a pergunta: como gastar menos tinta na impressão?

Saiba como gastar menos tinta na impressão.
Fonte: freepik.

Mesmo que as impressoras agora sejam bastante acessíveis, a reposição constante dos cartuchos de tinta e suas recargas podem encarecer a experiência de ter uma impressora caseira. Por isso, nesse artigo, vamos dar dicas de como gastar menos tinta na impressão. Continue lendo e descubra!

Como gastar menos tinta na impressão

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, mesmo que você queira gastar menos tinta nas suas impressões, comprar um cartucho falsificado é uma péssima ideia. Mesmo que, à primeira vista, essa pareça uma opção econômica, ela pode vir a custar muito caro no futuro, pois pode danificar seriamente a sua impressora. O ideal, então, é investir em um cartucho de qualidade para evitar problemas posteriores de funcionamento.

Tendo dito isso, existem muitas formas de gastar menos tinta na impressão sem ter que recorrer a um cartucho falsificado. A seguir, vejamos então algumas delas.

Imprima apenas o essencial

Essa dica é bem básica, mas mesmo assim vale a pena lembrar que você não precisa imprimir todos os seus documentos. Para economizar tinta, é uma boa ideia refletir antes de realizar a impressão e se perguntar se é realmente necessário ter aquele documento impresso.

Além disso, é possível também imprimir apenas o essencial de um único arquivo. No caso de arquivos grandes, por exemplo, você pode selecionar especificamente as páginas das quais você vai precisar para imprimir.

Você também deve evitar imprimir páginas da web diretamente. Isso porque elas vêm com uma série de links e banners, que gastam mais tinta e não são necessários. Por isso, copie e cole o conteúdo em um editor de texto para realizar a impressão.

Você não precisa imprimir todos os seus documentos
Fonte: freepik.

Use o modo preto e branco

O modo preto e branco da impressora é uma ótima maneira de poupar tinta. Muitas vezes, mesmo que você precise imprimir um documento, não é necessário imprimi-lo em cores. Por isso, ative o modo preto e branco para garantir que você não vai estar gastando tintas desnecessariamente. Afinal, o cartucho de tinta preta costuma ser o de preço mais acessível.

Use programas que ajudem a gastar menos tinta na impressão

Existem muitos programas que você pode instalar no seu computador para gastar menos tinta ao usar sua impressora. Um deles é o GreenCloud, um programa gratuito que reduz o seu uso de tinta e de papel. Com ele, você pode economizar até 60% desses recursos.

Mantenha a impressora ligada

A impressora gasta um pouco de tinta sempre que é ligada. Por isso, se você tem o costume de usar a sua impressora muitas vezes durante o dia, não vale a pena ficar desligando-a e ligando-a continuamente. É melhor para a sua economia apenas mantê-la ligada.

É claro que essa dica é válida apenas se você usa muito sua impressora durante o dia, imprimindo muitos documentos ou imagens. Se seu uso é mais esporádico, desligar a impressora após usá-la é o ideal, pois ajuda a economizar energia.

Use tintas de qualidade.
Fonte: Freepik

Use tintas de qualidade

Para aprender como gastar menos tinta na impressão, você deve, para começar, usar tintas de boa qualidade e de fabricantes confiáveis. Não sabe onde encontrar essas tintas? A HD Ink trabalha com produtos de primeira linha para as suas impressões. Para saber mais, veja nossas tintas no nosso site!