A impressora é uma máquina que usamos muito no nosso dia-a-dia. Seja em casa ou no trabalho, imprimir documentos é sempre necessário, o que torna a impressora uma peça imprescindível da nossa rotina. Por isso, o ideal é que ela dure o máximo que puder. Pensando assim, como aumentar a vida útil da sua impressora?

Como aumentar a vida útil da sua impressora
Fonte: Freepik

Para além da utilidade, existe também a questão do custo-benefício. Afinal, mesmo que existam impressoras por um preço mais acessível no mercado, a compra ainda é um investimento, e por isso queremos que a impressora tenha uma vida útil bastante longa, para que não seja necessário substituí-la cedo demais.
Pensando nisso, nesse artigo, separamos algumas dicas para saber como aumentar a vida útil da sua impressora. Seguindo essas medidas, você pode aumentar a duração do funcionamento da sua impressora consideravelmente.

Aprenda como aumentar a vida útil da sua impressora

O maior problema que afeta a vida útil da sua impressora é o tempo. Isso porque a impressora é feita de diversas partes que acabam se desgastando, o que cria uma necessidade de manutenção.
Sendo assim, como aumentar a vida útil da sua impressora sem afetar negativamente seu rendimento e performance nas impressões? Vejamos algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa.
Evite o atolamento de papel

Aprenda como aumentar a vida útil da sua impressora
Fonte: Freepik

O atolamento de papel na impressora é uma situação que faz com que as partes da máquina tenham que trabalhar mais, o que faz com que elas se desgastem mais rápido. Devido a isso, é preciso evitar ao máximo que papéis atolem na sua impressora. Assim, posicione o papel na bandeja corretamente e não coloque muitos papéis de uma vez para evitar esse tipo de cenário.

Não desligue a impressora direto na tomada

Toda vez que a sua impressora é ligada, os cartuchos se alinham no trilho. Ou seja, sempre que você liga sua impressora, ela realiza um movimento interno que pode desgastá-la se feito em excesso. Portanto, procure sempre desligar seu aparelho corretamente, para evitar essa sobrecarga.

Evite o acúmulo de sujeira

Evite o acúmulo de sujeira
Fonte: Freepik

Como a impressora é um aparelho que fica parado no mesmo lugar, normalmente ela pode acumular bastante poeira. Isso pode prejudicar seus circuitos e funcionamento. Desse modo, procure sempre fazer uma limpeza regular da sua impressora.

Tenha em mente também que isso também vale para a parte interna da impressora. Não precisa fazer nada muito complexo: apenas retire o aparelho da tomada e passe um pano seco e limpo por dentro para tirar excesso de pigmento e outras sujeiras. Só isso já é uma ótima forma de aumentar a vida útil da sua impressora.

Não coloque papéis úmidos na bandeja

Como já mostramos anteriormente, o atolamento de papéis pode ser muito prejudicial para o seu aparelho. E papéis úmidos atolam com mais facilidade. Isso ocorre porque eles grudam uns nos outros, dificultando o trabalho da impressora.

Não coloque papéis úmidos na bandeja
Fonte: Freepik

Por isso, antes de colocar uma pilha de papéis na impressora, uma boa ideia é folhear a pilha antes, para garantir que todos os papéis estão devidamente soltos e não correm o risco de grudar um no outro na hora da impressão.

Assim, você evita uma situação que pode encurtar a vida útil da sua impressora e prejudicar seu desempenho.

Use tintas de qualidade

Tintas de impressão de qualidade facilitam o trabalho da sua impressora. Isso faz com que ela se desgaste menos. E quando você se pergunta como aumentar a vida útil da sua impressora, diminuir o desgaste deve ser uma prioridade. Mas onde encontrar essas tintas? A HD Ink trabalha com produtos que garantem qualidade e nitidez nas suas impressões. Para saber mais, veja nossas tintas no nosso site!