Se você está pensando em comprar uma nova impressora, provavelmente já se perguntou: O que é melhor, impressora a laser ou jato de tinta?

A maioria das pessoas não conhece muito sobre os diferentes tipos de impressora disponíveis no mercado. Por conta disso, pode ser difícil identificar as características de cada uma. Sendo assim, separamos esse artigo para ajudar você a escolher entre impressora a laser ou jato de tinta. Confira.

Impressora a laser ou jato de tinta: Descubra qual escolher
Fonte: Freepik.

Como funciona a impressora a jato de tinta

A impressora a jato de tinta realiza a impressão através de gotículas de tinta que formam a imagem ou texto no papel. Para isso, ela utiliza bocais minúsculos para reproduzir a imagem da impressão de acordo com as instruções de um software.

Esse tipo de impressora surgiu nos anos 50, passando por diversos melhoramentos até os anos 70. Atualmente, é provavelmente o tipo de impressora mais popular, tanto para ambientes residenciais como profissionais. Isso ocorre por conta de seu preço acessível. A impressora a jato de tinta tem um excelente custo-benefício, sendo a mais barata do mercado, com preços até R$249.

Para armazenar as tintas, as impressoras a jato de tinta utilizam um sistema de gotejamento. Isso significa que suas tintas ficam armazenadas em pequenos cartuchos, e, quando é necessário, esses cartuchos liberam as cores no papel.

Como funciona a impressora a jato de tinta
Fonte: Freepik.

Normalmente, suas tintas seguem o padrão CYMK, ou seja, existem nas cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black). A combinação dessas quatro pode criar qualquer outra cor, o que permite uma impressão em cores satisfatória, favorecendo a impressão de imagens.

Como funciona a impressora a laser

Quando você se pergunta se a melhor impressora para você é a impressora a laser ou jato de tinta, é preciso entender que a principal diferença entre as duas está no funcionamento. Isso porque a impressora a laser não utiliza tinta líquida, mas sim um pigmento em pó, que vem armazenado em um cartucho chamado toner.

E como esse cartucho realiza a impressão? Bem, tudo começa quando um tambor cilíndrico é atingido por raios laser que traçam o que será impresso, criando um molde eletrostático da imagem em questão. Depois disso, o toner libera um pouco de pó, que se adere ao cilindro. Quando a folha está no meio da máquina, o tambor pressiona o toner sobre ela, realizando a transferência do pó. Finalmente, os fusores aquecem a folha para fixar o pó, concluindo o processo de impressão.

Como funciona a impressora a laser
Fonte: Freepik.

As impressoras a laser costumam ser mais caras do que as de jato de tinta, mas imprimem mais rápido e com maior qualidade. Além disso, o toner, apesar de custar mais do que o cartucho, dura mais tempo. Desse modo, esse tipo de impressora é ideal para impressões em grande escala.

Escolhendo entre impressora a laser ou jato de tinta

Diante de tudo isso, como escolher entre impressora a laser ou jato de tinta?

Os elementos que você precisa levar em consideração são a sua necessidade e o seu orçamento. Se você não tem muito para investir em uma impressora, a jato de tinta é uma ótima opção. Além de ser mais barata, o custo por página impressa é muito menor do que a das impressoras a laser. Uma impressora Ecotank ou com bulk ink, tem uma economia de até 95% por página impressa. Agora, se você pretende imprimir em larga escala é melhor investir em uma impressora a laser.

Escolhendo entre impressora a laser ou jato de tinta
Fonte: Freepik.

No entanto, independentemente do tipo de impressora que você escolher, é sempre necessário ter boas tintas para impressão disponíveis. Por isso, a melhor escolha possível é optar pelas tintas HD Ink. Nossa empresa oferece tintas para impressão com cores vibrantes e alta resistência, dando a qualidade que você merece. Quer saber mais sobre os nossos produtos? Visite o nosso site.