Como funciona uma impressora digital? Apesar de muitas pessoas terem impressora em casa ou usarem uma impressora regularmente no trabalho, poucas delas sabem realmente como é o processo de impressão digital. No entanto, compreender isso pode ser útil. Você poderá pesquisar impressoras para comprar e até para obter melhor qualidade nas suas impressões. Desse modo, separamos esse artigo para ajudar você a entender como funciona uma impressora digital.

Como funciona uma impressora digital
Fonte: Freepik.

Como surgiu a impressão digital

Os primeiros sistemas de impressão digital usavam policromia e foram apresentados pela primeira vez em 1993, na IPEX, ou Feira Internacional de Equipamentos e Suprimentos para Impressão. Mesmo assim, a impressão digital só se consolidou como uma opção viável no ano 2000. Isso aconteceu, na DRUPA, feira alemã que é um ponto de encontro para a indústria de encadernação, impressão e processamento de texto. Foi aí que se reconheceu o potencial da digitalização do processo de pré-impressão. 

Aprenda como funciona uma impressora digital

O funcionamento do processo de impressão digital é bastante simples. Ele começa dessa forma: A máquina recebe as informações sobre a posição do arquivo a ser impresso através de bits eletrônicos. Desse modo, o arquivo de computador realiza a transferência da imagem para a mídia que vai receber a impressão.

Aprenda como funciona uma impressora digital
Fonte: Freepik.

Como funciona essa transferência? Ela funciona através da atração de pigmento em um rolo, além da fusão de um pigmento já composto na mídia.

Isso significa que, ao contrário de impressões offset ou rotogravura, a impressão digital usa um formato virtual de impressão do arquivo. Desse modo, ele existe apenas por alguns segundos, sendo regravado a cada acesso do papel.

Existem muitos tipos de impressoras digitais, e elas têm algumas diferenças de funcionamento entre si. Por exemplo, algumas impressoras usam o toner, tal como as impressoras a laser. Estas trabalham com granulações mais finas e ajustes especiais para melhorar a qualidade da imagem. Já outras fazem uso de uma tinta líquida, adotando um sistema de transferência similar ao da impressão offset. Esse tipo de impressora consegue obter o melhor dos dois mundos entre offset e laser.

Aprenda como funciona uma impressora digital
Fonte: Freepik.

Como realizar uma boa impressão com uma impressora digital

Entender como funciona uma impressora digital é o primeiro passo para obter uma qualidade melhor nas suas impressões. Mesmo assim, há outras formas de melhorar o seu processo de impressão.

Em primeiro lugar, é altamente recomendado que você busque imprimir uma imagem em alta resolução. Afinal, se a sua imagem for de baixa qualidade, a impressão não vai solucionar isso, e o resultado não será adequado.

Além disso, você também deve preservar uma margem de segurança para a impressão. Isso porque o processo gráfico está sujeito a diversos acidentes. Por isso, é necessário tomar algumas precauções para não prejudicar o produto final. O ideal é uma distância de 5 mm da borda do papel (no caso de impressos com menos de 8 páginas) e acima de 7 mm (no caso de impressos com mais páginas).

Como realizar uma boa impressão com uma impressora digital
Fonte: Freepik.

Por fim, é importante que você se lembre sempre de evitar usar arquivos de imagens, preenchimentos ou contornos em RGB para impressão. Isso porque o processo de impressão digital usa tintas que seguem o padrão CYMK, ou seja, existem nas cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black). Por isso, quando as cores são convertidas do RGB para o CYMK, ocorre uma perda de qualidade.

Agora que você já sabe como funciona uma impressora digital, falta só adquirir tintas para impressão de qualidade para garantir a impressão perfeita dos seus arquivos e imagens. A HD Ink oferece tintas para imprimir todas as fotos que você desejar com intensidade e vivacidade. Saiba mais sobre os nossos produtos no nosso site!