O procedimento funciona com um micro jato de tinta a uma determinada pressão

A impressão fine art é um tópico que desperta muito interesse, mas do qual as pessoas sabem muito pouco. Na verdade, muita gente sequer tem ideia do que as palavras “fine art” significam no contexto de impressão digital.

Impressão fine art: o que é e como funciona
Fonte: freepik.

Mesmo assim, o termo é frequentemente encontrado quando falamos de impressão e arte. Ao pesquisar sobre como realizar a impressão digital de um quadro, por exemplo, você definitivamente irá esbarrar na impressão fine art. Mas que técnica é essa, e como ela funciona?

É para responder essa pergunta que nós separamos esse artigo para você. Com ele, vamos tentar explicar o que é esse estilo de impressão e quais são os detalhes do seu funcionamento. Confira.

Aprenda o que é impressão fine art

A impressão fine art é um estilo de impressão específico. Ele está relacionado a um formato de arte, conhecido como fine art, que pode se referir a produções como quadros, pinturas ou fotografias.

Conheça esse método
Fonte: freepik.

O termo “fine art” refere-se às chamadas “belas artes”. Essa definição vem da divisão entre artes aplicadas (applied arts) e belas artes (fine arts).

Para explicar de forma bastante rudimentar, as artes aplicadas seriam a produção de objetos esteticamente agradáveis e criativos, porém de uso prático e funcional, destinado para o dia-a-dia. Já as belas artes, por sua vez, seriam as atividades cujo objetivo primário é a produção de itens destinados ao estímulo intelectual.

É claro que há muita discordância e polêmica em torno dessa divisão. A arte é, afinal, um assunto bastante complexo. Entretanto, para entendermos o que é impressão fine art, é bom antes tentar compreender esse conceito.

O termo “fine art” refere-se às chamadas “belas artes”
Fonte: freepik.

Mas aonde entra a impressão? Bem, esse tipo de impressão é o ato de imprimir essas obras de fine art com eficiência, mantendo a qualidade original. Ela se destaca também de outros estilos de impressão por sua longevidade e conservação, sendo uma ótima maneira de preservar as obras impressas.

Entendendo como funciona o método

Agora que você já entende o conceito, podemos passar para a questão do funcionamento. Como esse tipo de impressão funciona? Como utilizá-lo? Como se dá esse processo?

Entendendo como funciona a impressão fine art
Fonte: freepik.

A definição básica é bastante simples. O procedimento funciona com um micro jato de tinta a uma determinada pressão.

No entanto, ele requer uma impressora específica para esse tipo de impressão. Esse tipo de impressora é capaz de jatear aproximadamente 4 milhões de pingos microscópicos de tinta por segundo, podendo usar até 16 milhões de cores numa só arte. Normalmente, precisa ser realizado em papel artístico ou tela Canvas.

Trata-se, portanto, de um estilo de impressão muito sofisticado, normalmente voltado a imprimir apenas obras de arte, e não qualquer imagem. As impressoras voltadas para essa tarefa, as famosas “fine art printers”, utilizam tecnologias avançadas de reprodução de imagem para atingir o resultado desejado.

O procedimento funciona com um micro jato de tinta a uma determinada pressão
Fonte: freepik.

Qual é o custo desse processo

Por fim, o último elemento a se considerar é quanto custa uma impressão fine art. E devemos dizer que não é um procedimento barato. Na verdade, justamente por ser um tipo de impressão tão sofisticado, a impressão fine art pode ser um investimento considerável. No entanto, o preço varia dependendo do lugar, com base em fatores como a área impressa e a quantidade e o tipo de papéis envolvidos.

Qual é o custo desse processo
Fonte: freepik.

Outra coisa que faz muita diferença na impressão fine art é a utilização de tintas de qualidade. E uma ótima opção para encontrar essas tintas a um preço acessível é com a HD Ink. Nossa empresa oferece tintas para impressão com cores vibrantes e alta resistência, otimizando a impressão com bulk por um preço justo. Para saber mais sobre os nossos produtos, visite o nosso site.