Como imprimir fotos com qualidade

Saber como imprimir fotos com qualidade é algo que muitas pessoas desejam. Afinal, não há nada melhor do que poder imprimir um registro de uma lembrança querida e guardá-lo com você. Fotos são objetos pessoais de imenso valor, e por isso queremos sempre que elas estejam na melhor qualidade possível.

Como imprimir fotos com qualidade
Fonte: freepik.

É aí que entra a impressão com qualidade. É muito frustrante imprimir uma imagem e receber um resultado distorcido ou de baixa qualidade. Por isso, para muitos, é importante garantir uma impressão que faça jus à imagem original.

Mas como alcançar esse resultado? Para ajudar você, separamos algumas dicas para você aprender como imprimir fotos com qualidade. Confira.

Atente para o tamanho das fotos

Para ter uma noção de como o tamanho das fotos afeta a qualidade da impressão, basta pensar no quão desagradável é olhar para uma imagem distorcida ou que pareça ter sido esticada ou encolhida de alguma forma. Por isso, o tamanho das imagens é essencial para imprimir fotos com qualidade.

Atente para o tamanho das fotos
Fonte: freepik.

Mas qual é o tamanho recomendado para uma boa impressão? Bem, isso é uma questão pessoal, pois depende se você quer uma imagem muito grande ou não. Num geral, porém, o mais recomendável é que a sua imagem tenha, no mínimo, 3MP.

A sigla MP significa megapixel. São esses elementos que, através de sua configuração, podem alterar o tamanho da imagem. Isso porque o número de megapixels corresponde a quantos milhões de pontos compõem a imagem feita.

Garanta a qualidade inicial

Pode parecer óbvio, mas mesmo assim precisamos ressaltar: Para obter a melhor qualidade possível na impressão, a imagem também precisa ser de alta qualidade. Por isso, ao fotografar alguma coisa, procure sempre ajustar as configurações para obter o melhor resultado possível, seja com uma câmera ou com o seu celular.

Garanta a qualidade inicial
Fonte: freepik.

Ajuste a resolução da impressora para imprimir fotos com qualidade

Ajuste as opções de resolução da impressora para o maior DPI (do inglês “Dots Per Inch”, ou seja, pontos por polegada) possível. Você pode realizar essa alteração na configuração de dpi no painel de controle do dispositivo da maioria das impressoras, e pode fazer uma grande diferença na sua foto impressa.

Vale lembrar também que esse não é o único ajuste que você pode realizar na sua impressora para imprimir fotos com qualidade. Abra a aba Papel/Qualidade nas configurações e escolha a opção “Papel fotográfico, Qualidade Melhor”.

Finalmente, você vai encontrar, na mesma janela, o item “Imprimir em resolução máxima”. Clique nele, clique “sim” e confirme com “ok”. Então, por fim, volte na janela anterior e clique em “aplicar” para adicionar as mudanças.

Ajuste a resolução da impressora para imprimir fotos com qualidade
Fonte: freepik.

Escolha o papel que vai usar com cuidado

Por incrível que pareça, o papel pode afetar muito a qualidade da sua impressão. Isso porque o papel comum pode ter dificuldade em receber a tinta da melhor maneira. Ele pode absorvê-la, o que leva a perda de detalhes da imagem.

Sendo assim, dê preferência ao papel fotográfico fosco ou brilhante. Ele é a opção mais eficiente.

Não há como imprimir fotos com qualidade sem tintas de qualidade

As tintas para impressão são elementos fundamentais para aprender como imprimir fotos com qualidade. Mesmo com todas as configurações no máximo, sua impressora não vai conseguir realizar um bom trabalho se não tiver tintas à altura do que você espera.

Não há como imprimir fotos com qualidade sem tintas de qualidade
Fonte: freepik.

Por isso, escolha as tintas para a sua impressora com cuidado. A HD Ink é uma boa opção de onde obter tintas de alto nível. Trabalhamos com tintas de alta qualidade, imprimindo todas as fotos que você desejar com cores intensas e vivas. Saiba mais no nosso site.