Dicas para evitar erros na impressão digital

Erros na impressão digital podem ser muito frustrantes. Afinal, não tem nada pior do que se dedicar para imprimir uma imagem ou texto e o resultado ser distorcido, apagado ou em baixa qualidade.

Dicas para evitar erros na impressão digital
Fonte: freepik.

Mas como evitar essa situação? Existe uma forma certa de imprimir os seus arquivos para garantir a melhor qualidade possível? Nesse artigo, vamos explorar o assunto e fornecer algumas dicas para evitar erros na impressão digital.

Tome cuidado com as marcas de corte

As marcas de corte são marcas usadas na impressão para cortar a sangria da imagem. A sangria, por sua vez, é o “excesso” da imagem, que vai além das margens da impressão. Esse excesso é necessário para evitar que algum erro na impressão faça com que a margem ultrapasse a imagem e deixe um espaço em branco.

Tome cuidado com as marcas de corte
Fonte: freepik.

Mas, apesar da sangria ser importante, as marcas de corte também são essenciais para as margens. Esses pequenos traços que são feitos nas pontas, em formato de cruz, são os responsáveis por determinar os limites das imagens.

Por conta disso, as marcas de corte devem ser traçadas com cuidado. Afinal, é através delas que você vai determinar as bordas da sua imagem. Então, sempre respeite a marca de corte.

Use o mínimo de paths possível

Os paths, também conhecidos como recortes das imagens, são outro recurso que deve ser utilizado com cautela. O ideal é usar o mínimo de pontos possível.

Use o mínimo de paths possível
Fonte: freepik.

Mas por que isso? Bom, quanto maior o número de pontos, maior a chance de erros na impressão digital. Além disso, com menos pontos, o recorte pode ser feito com maior agilidade.

Alguns programas oferecem paths automáticos, como a varinha do Photoshop. Esses paths também devem ser evitados.

Evite rasteirizar a imagem

Essa é uma dica importante para o processo de produção. Afinal, a forma como você produz a imagem pode fazer muita diferença no resultado da sua impressão. E uma imagem rasteirizada não pode ser editada. Assim, é mais recomendado que sejam utilizados programas como o Illustrator, que permitem trabalhar com as margens e a sangria.

Evite rasteirizar a imagem
Fonte: freepik.

Preste atenção na espessura das linhas para evitar erros na impressão digital

Linhas finas podem facilmente ser apagadas na impressão. Por isso, sempre tome cuidado para garantir que suas linhas tenham no mínimo 0,8 pontos de espessura. No caso de linhas com mais de uma cor, o mínimo deve ser o dobro: 1,6 pontos.

Não se esqueça de revisar o seu texto

Pode parecer algo pequeno ou irrelevante, mas um erro de digitação pode fazer toda a diferença para a sua impressão. Afinal, o ideal é que seu texto esteja coerente e de acordo com a norma culta. Por conta disso, procure revisar seu texto múltiplas vezes antes de partir para a última etapa.

Não se esqueça de revisar o seu texto
Fonte: freepik.

Com relação à fonte, o mesmo alerta das linhas também vale aqui: é preciso um tamanho mínimo para garantir que o texto fique legível. 8 pontos é o tamanho mínimo recomendado para qualquer fonte.

Por fim, para textos na cor preta, utilize sempre o preto 100% (C 0%, Y 0%, M 0%, K 100%). Você não quer que as palavras fiquem fracas demais para ler, então atente para esse detalhe.

Agora você já sabe as melhores formas para evitar erros na impressão digital. Ótimo, não? Mas no meio de tudo isso, você não pode esquecer que as tintas utilizadas fazem toda a diferença e podem afetar muito o seu resultado final.

Agora você já sabe as melhores formas para evitar erros na impressão digital
Fonte: freepik.

Assim, busque também boas tintas para complementar as suas técnicas de impressão. A HD Ink oferece tintas para impressão da maior qualidade, otimizando a impressão com bulk por um preço justo. Para saber mais sobre os nossos produtos, visite o nosso site.