tamanho-de-fotos

Para garantir a qualidade de impressão, é importante atentar-se para diversos fatores. Entre eles, chamamos a atenção para o tamanho de fotos.

tamanho-de-fotos
Fonte: freepik.

Mas por que isso? Bem, na hora de imprimir fotos, buscamos, em primeiro lugar, qualidade. Afinal, queremos que essas imagens, que possuem grande valor pessoal, estejam visíveis, com cores vívidas e traços claros. Se não, não nos daríamos o trabalho de imprimi-las. Não há nada mais frustrante do que tentar imprimir uma foto e receber uma imagem distorcida e manchada da impressora.

Devido a essa questão, escolhemos usar este artigo para explicar como o tamanho de fotos afeta a qualidade de impressão, e como você pode usar essa informação ao seu favor para garantir impressões excelentes.

Cuidados na hora de imprimir fotos

Para conseguir o resultado que deseja, você deve seguir alguns passos. Aqui, vamos falar sobre alguns dos mais importantes.

Garanta a qualidade da imagem fotografada

O primeiro ponto é bastante óbvio. Se a imagem em si já estiver distorcida, não haverá milagre que conseguirá salvar sua impressão.

impressao-de-fotos
Fonte: freepik.

Uma boa ideia é programar a câmera do seu celular para fotografar em qualidade superior. Assim, você garante uma flexibilidade maior para poder revelar a imagem em outros tamanhos.

Evite usar filtros de edição de fotos

Na hora de postar no Instagram, os filtros de edição podem ser uma boa ideia, mas, em relação à qualidade de impressão, eles podem causar problemas. Isso porque os filtros igualam pixels de cores diferentes, o que diminui a qualidade. Assim, os filtros podem fazer com a que imagem perca detalhes.

Mesmo assim, se sentir necessidade absoluta de usar filtros, é melhor esquecer o Instagram e apostar em programas para computador voltados para isso. Alguns exemplos são o Adobe Lightroom ou o Photoshop. Existem também apps do tipo para celulares, como o Snapseed.

Escolher o papel apropriado é importante

Busque utilizar um papel com gramatura (peso do papel, expresso em gramas), que seja compatível à sua necessidade. Se ainda assim se sentir perdido, vale à pena pedir auxílio a profissionais da área, como produtores gráficos e designers.

Use um bom formato de arquivo

O tipo de arquivo da sua foto pode fazer toda a diferença na hora da impressão. O JPG é o mais popular, por permitir maior flexibilidade. Ele também possui compressão econômica, podendo comprimir arquivos enormes e permitir que sejam facilmente enviados por email. No entanto, justamente por comprimir, ele sempre abaixa um pouco a qualidade da imagem, então dê preferência a arquivos em RAW ou TIFF.

tamanho-de-fotos-na-impressao
Fonte: freepik.

Pense no tamanho de fotos

O tamanho de fotos é ajustável através da configuração de megapixels. O número de megapixels significa quantos milhões de pontos compõem a imagem feita.

Com uma câmera de celular de alta qualidade, é possível passar de 20MP (megapixel). Isso permitiria, por exemplo, que você imprimisse uma imagem de cerca de 50 cm de largura por 30 cm de altura em qualidade excelente.

Mas a imagem não precisa ser tão grande, se você preferir uma foto menor. Entretanto, se for pequena demais, ela ficará pixelizada no papel, então tome cuidado. Garanta que ela tenha pelo menos um 3MP. Isso já é o suficiente para impressões de fotos na proporção 15 cm de largura por 10 cm de altura (15×10, tamanho popular para porta-retratos, por exemplo).

tamanho-de-fotos-e-qualidade-de-impressao
Fonte: freepik.

Agora você já tem uma noção da relação entre tamanho de fotos e qualidade de impressão. Mas vale a pena lembrar que, mesmo que as especificidades da imagem estejam perfeitas, não vai adiantar nada se a impressora não estiver com tintas à altura. A HD Ink oferece tintas de alta qualidade, imprimindo todas as fotos que você desejar com cores intensas e vivas.