Para que serve tinta corante

Já deve ter passado esta dúvida na sua cabeça: quais são as diferenças entre a tinta corante e a tinta pigmentada? Então, este artigo tentará responder a essa dúvida.

Para que serve tinta corante
Fonte: freepik.

Tinta corante

Quando o assunto é quem garante melhor qualidade na hora de imprimir imagens, a tinta corante sai na frente. Ela pode ser usada na maioria dos papéis.

Além de ter brilho, possui riqueza em cores. Isso propicia um arremate uniforme, contribuindo para a qualidade da imagem.

Tinta pigmentada

Oferta qualidade maior quando o assunto é texto, uma vez que tem menos brilho e melhor fixação. São também mais resistentes à água. As substâncias não dissolvidas no elemento utilizado pela tinta continuam suspensos na solução.

As partículas dos pigmentos possuem, em média, 50 a 100 nanômetros de diâmetro. É justamente pelo tamanho dessas partículas que elas não adentram na grande parte dos papéis para impressoras jato de tinta.

Tinta corante e tinta pigmentada
Fonte: freepik.

Quais tintas devo utilizar na impressora

Para acertar na escolha da melhor tinta para usar na sua impressora é preciso obedecer ao tipo de tinta avisado no cartucho do fabricante.

Mais informações sobre tinta corante e tinta pigmentada

A tinta pigmentada se compõe de pigmentos solidificados. Para trabalhos que necessitam de uma maior durabilidade, ela é a mais indicada. Por desfrutar de resistência à água e à umidade, produz uma impressão com grande nitidez, caso realizada em papéis lisos. Além disso, seca rápido e proporciona maior fixação.

A tinta pigmentada possui uma grande e ótima vantagem: sua impressão pode perdurar anos. Aliás, essa é uma das razões dos fotógrafos usarem essa tinta.

Já a tinta corante é um pouco mais simples: é mais utilizada para textos e imagens que não necessitam durar por tanto tempo. Outra característica sua é que ela é mais fina e brilhante.

Tinta com corante
Fonte: freepik

Mais diferenças

A tinta corante é composta à base de água e percebemos sua presença em grande parte das impressoras e cartuchos. Isso decorre do fato dela ser a melhor opção para impressões caseiras e trabalhos para escola. Uma desvantagem: essa tinta borra muito facilmente com a água.

Outras desvantagens: por ser constituída de água, suja com muita facilidade. Pode ser o mínimo respingo que ele deteriorará a impressão. Além disso, a tinta corante não suporta muito tempo exposta e, com isso, desbota com o passar do tempo. Mas essa regra não se aplica à tinta corante com resistência UV.

As vantagens da tinta corante: seca rapidamente, é uma tinta mais baratas, é encontrada facilmente no mercado e não oferece muitos riscos quanto ao entupimento da impressora.

Apresentados os prós e contras da tinta corante, agora vamos tratar da tinta pigmentada.

Como usar tinta corante
Fonte: freepik.

Vantagens da tinta pigmentada: qualidade superior, quase não suja e, ainda que o papel seja afundado na água, a impressão sairá intacta.

Agora as desvantagens: há uma certa demora para sua secagem.

Agora uma dica: não é recomendado misturar ou trocar as tintas pigmentadas e corantes sem antes limpar a impressora, pois isto pode comprometer o aparelho.

Você pode optar entre tinta corante ou tinta pigmentada para sua impressão. Mas todos os caminhos te levam a optar pelos produtos da HD Ink, a empresa especialista em tintas para impressoras.