Saiba mais sobre o cartucho de tinta

Muita gente não sabe, mas o tempo de vida de um cartucho de tinta é de, aproximadamente, seis meses depois de aberto. E isso vale ainda que não se faça uso da impressora. Isso ocorre pelo fato de a tinta da impressora ser extremamente corrosiva e, em muitas ocasiões, vazar quando o equipamento fica muito tempo parado.

Saiba mais sobre o cartucho de tinta
Fonte: freepik.

Cartuchos retintados, comercializados como se fossem novos, podem ocasionar problemas. Isso porque, muitas vezes, eles provocam vazamentos na tinta, o que justamente acontece com cartuchos falsos.

A maior parte das impressoras que passam pelo teste de precedentes revela problemas correlacionados aos cartuchos.

O que acontece: a tinta, por vazar, acaba secando. Isso provoca o travamento do mecanismo de movimento do aparelho de impressão.

Rendimento de cartucho de tinta x toner

No momento em que decidimos adquirir uma nova impressora temos um problema, pois essa decisão é seguida pela dúvida: qual impressora escolher? A laser ou a de janto de tinta?

Esse é o momento da comparação. E ele é fundamental para empreendermos uma decisão que não nos deixe na mão quando o assunto é impressão.

Tinta para impressora
Fonte: freepik.

Saber se há vantagem em utilizar cartuchos de tinta ou toner é de suma importância. É que é comum o rendimento dos aparelhamentos ser crucial nessa decisão. Elaboramos uma explanação sobre a comparação de um cartucho e tinta toner a fim de que sejam sanadas todas as dúvidas.

Quanto rende um cartucho de tinta

A principal peculiaridade de um cartucho de tinta é oferecer a tinta em forma líquida. Dessa maneira, calcula-se o rendimento de acordo com a quantidade de tinta alocada em cada cartucho.

Rendimento do toner

Oposto ao cartucho de tinta, o toner se apresenta em forma de pó. Justamente por isso, é impossível pensar em quantidade de tinta estocada em cada unidade. Mas, é mais fácil verificar o quanto o toner rende. Os produtores revelam nas embalagens do produto a informação.

Recarga de cartucho de tinta
Fonte: freepik.

Levando-se em consideração a mesma capa de página utilizada para se verificar quanto rende o cartucho de tinta, o toner tem a capacidade de imprimir de 1000 e 2000 páginas, de acordo com o modelo da impressora.

As verificações de desempenho demonstram resultados diferentes de acordo com o modelo da impressora e característica da tinta. Entretanto, aqueles que usam impressoras jato de tinta observam que se rende, aproximadamente, de 17 a 25 páginas.

Sendo assim, um cartucho cuja capacidade é de 20ml de tinta é capaz de possibilitar uma impressão de 340 até 500 páginas.

Avaliando o custo/benefício

Ao comparar o preço do cartucho de tinta com o do toner, observamos que o primeiro sai mais em conta. Mas, ao comparar o rendimento dos suprimentos, o toner leva a melhor.

Vamos exemplificar: se um toner consegue imprimir 1000 páginas, para os cartuchos de tinta atingirem essa meta seriam preciso, aproximadamente, três cartuchos de tinta. Disso se conclui que o toner apresenta mais vantagens economicamente falando.

Cartucho de tinta para impressão
Fonte: freepik.

A explanação se esforçou para alcançar o máximo de precisão, porém, é importante lembrar que os resultados apresentam grande variação. É que eles estão em função do modelo da impressora e se era de qualidade o fornecimento.

Outra ressalva é que uma impressora de jato de tinta não é semelhante a laser, uma vez que as variações dos inventos de impressão modificam os atributos do equipamento. Então: considerando tudo isso, você tem a possibilidade de colocar em comparação o cartucho de tinta e o toner de maneira geral, questionando o rendimento e o custo/benefício deles.

Quando o assunto é impressão, a HD Ink é especialista! Está buscando por tintas para impressão de qualidade? Aqui você encontra! Entre em contato e faça um orçamento ou seja um de nossos revendedores.