Tipos de tinta para impressão: conheça as diferenças

Quem é totalmente leigo no assunto, às vezes pode não imaginar que existem diferentes tipos de tinta para impressão no mercado. Mas a verdade é que elas existem, sim, e cada uma possui uma função determinada. Elas devem ser usadas para as finalidades adequadas para garantir a qualidade do trabalho.

Tipos de tinta para impressão: conheça as diferenças
Fonte: Freepik

Conheça 3 principais tipos de tinta para impressão

Tinta corante

A tinta corante é uma das mais usadas entre os tipos de tinta para impressão. Geralmente, é ela quem acompanha a maioria das impressoras, pois já vem na caixa. Entre os três tipos apresentados neste artigo, a corante é a tinta de menor qualidade.

O que evidencia isso é o resultado da impressão. Isso porque os impressos possuem uma duração menor por causa da ausência da proteção UV e resistência à água. Sabendo disso, se você pretende estampar alguma superfície, essa não é a tinta mais indicada para tal finalidade.

Entretanto, uma ótima vantagem da tinta corante é que ela é a mais econômica entre os tipos de tinta para impressão. Por isso, seu uso é indicado para tarefas do dia a dia, como impressão de documentos, trabalhos escolares, etc. Aliás, ela é melhor para essa função! Isso porque a tinta corante é única que penetra realmente na superfície do papel comum (ou sulfite).

Tinta corante HD Ink
Tinta corante HD Ink

Tinta pigmentada

As tintas pigmentadas, por sua vez, possuem uma característica diferente das tintas corante. Ao invés de penetrar no papel, elas se “grudam” sobre ele. Além disso, são resistentes à luz e à água. Isso garante que se você imprimir fotos, por exemplo, poderá guardá-las sem medo que desbotem.

Esses detalhes sobre a tinta pigmentada tornam o uso dela possível para estamparia quando é combinada com o papel transfer, ainda que esse tipo de tinta não seja específico para essa utilização.

O que acontece é que estampar camisetas de algodão, por exemplo, usando papel transfer e tinta pigmentada não traz um bom resultado. Geralmente, elas tendem a ficar duras e acabam “quebrando” depois de algumas lavagens. Esse processo é diferente da sublimação, que veremos a seguir, que faz uma espécie de pintura no tecido. No caso do papel transfer, ele apenas gruda na superfície da malha.

A vantagem da tinta pigmentada está mesmo na durabilidade. Algumas pesquisas comprovam que se o papel tiver uma alta qualidade e o armazenamento for adequado, as impressões podem chegar a durar até 200 anos. Número bem expressivo, não é mesmo?

Tinta pigmentada HD Ink
Tinta pigmentada HD Ink

Tinta sublimática

Entre os tipos de tinta para impressão, esta é única especial. A tinta sublimática deve ser utilizada somente para impressões em papel sublimático e aplicações em prensa térmica. Visualmente, a tinta sublimática é parecida com a pigmentada.

Entretanto, olhando atentamente, é possível perceber que o amarelo da sublimática é mais forte que o tom de “gema de ovo” da tinta pigmentada. Mesmo assim, é preciso ter muita atenção na hora de abastecer a sua impressora. Uma dica é sempre manter a tinta em seu frasco original e conferir bem o rótulo antes de fazer o abastecimento.

Podemos dizer que a tinta sublimática não é um modelo convencional entre os tipos de tinta para impressão. Como já citado, trata-se de um tipo especial de tinta. Com ela, você não poderá fazer impressões em papéis fotográficos ou em documentos. Ela funciona somente para papel transfer sublimático.

Tinta sublimática HD Ink
Tinta sublimática HD Ink

Seu valor, quando comparado às outras tintas, é bem mais alto, mas isso porque as possibilidades com ela são infinitas. O que se imaginar em termos de estamparia, é a tinta sublimática que irá apresentar o melhor resultado.

Então, já deu para conhecer um pouco dos principais tipos de tinta para impressão? Na HD Ink, você encontra todos esses modelos e com uma qualidade indiscutível. Além disso, ainda pode se tornar um revendedor. Para mais informações, entre em contato conosco.