Curiosidades sobre a sublimação que você precisa saber

O mercado sublimático tem crescido bastante. Atualmente, muitas pessoas estão construindo seus próprios negócios através dele. Como os produtos personalizados têm sido bem procurados, o ramo parece ter um grande futuro pela frente. Entretanto, existem algumas curiosidades sobre a sublimação que é preciso conhecer antes de mergulhar de cabeça nesse processo.

Conheça algumas curiosidades sobre a sublimação

Sublimação não precisa ser feita somente em tecidos

O processo de transferência por sublimação pode ser realizado tanto em tecidos (que devem ser possuir entre 80 e 100% de poliéster), quanto em produtos mais rígidos que possuam uma camada de resina, própria para sublimação. Tendo essa resina, a sublimação pode ser aplicada normalmente.

Papel sublimático não pode ser reutilizado

Umas das curiosidades sobre a sublimação é que o papel sublimático não pode ser usado mais de uma vez. Quando você o utiliza para estampar um produto, ele deve ser descartado logo em seguida. Isso porque haverá sobras de tinta da estampa anterior. Além disso, usá-lo novamente faria com que algumas características essenciais para qualidade da estampa fossem perdidas.

Curiosidades sobre a sublimação que você precisa saber
Fonte: Envato

Sublimação não é o mesmo que transfer

Os processos de transfer e sublimação são bem diferentes um do outro. No transfer, a tinta é aplicada sobre o tecido. Já na sublimação, a tinta penetra diretamente nas fibras do tecido, o que faz com que a estampa seja muito mais resistente.

O resultado final não oferece cores opacas

Isso é um verdadeiro mito entre as curiosidades sobre a sublimação. Se o processo for bem feito, utilizando tintas e materiais de qualidade e perfil de cor correto (pois influencia no momento da impressão), o resultado final apresentado são produtos com estampas bem vivas e com cores intensas.

Tintas sublimáticas não entopem as cabeças de impressão

Mais uma invenção em meio as curiosidades sobre a sublimação. Não são as tintas sublimáticas em si que entopem as cabeças de impressão, mas tintas de baixa qualidade. Portanto, tenha atenção na hora de comprar e busque um fornecedor de tintas para impressão confiável.

Tintas sublimáticas não entopem as cabeças de impressão
Fonte: Envato

Tintas para sublimação não devem ser misturadas

As tintas sublimáticas não devem ser misturadas de maneira alguma. Isso porque elas podem não ser compatíveis com a outra tinta em questão e acabar entupindo a sua impressora. Além disso, a química também pode ser diferente e isso irá interferir nas cores finais do produto.

A regulagem da prensa deve ser sempre modificada

Entre as curiosidades sobre a sublimação temos um fato que às vezes confunde as pessoas. Mas a regulagem da prensa utilizada no processo deve ser modificada de acordo com o produto que será sublimado. Cada produto irá precisar de uma regulagem específica de pressão, de tempo e também de temperatura. Não há como definir uma única configuração de regulagem e fazer todos os produtos com ela.

Como funciona o processo

O processo de sublimação pode ser resumido como a mudança do estado sólido para o gasoso. No mercado de estamparia, é uma forma de imprimir imagens em tecidos e em outras superfícies devidamente preparadas.

Como funciona o processo de sublimação
Fonte: Envato

Transferência térmica é o processo de sublimação mais antigo que existe

Existem dois processos principais de sublimação: a impressão direta e a transferência térmica. Esta última é a mais antiga, já usada há bastante tempo. Nesse processo, uma máquina de prensa térmica é usada para transferir a tinta sublimática de uma superfície lisa para outra com cobertura de tecido ou resina. Dessa forma, há uma fusão de transferência.

São várias as curiosidades sobre a sublimação. Esse processo tende a se tornar cada vez mais uma vertente de negócios expressiva. Está procurando tintas para sublimação de qualidade? Na HD Ink você encontra! Além disso, trabalhamos também com as tintas pigmentada e corante. Entre em contato e tire suas dúvidas.