
O mercado sublimático tem crescido bastante. Atualmente, muitas pessoas estão construindo seus próprios negócios através dele. Como os produtos personalizados têm sido bem procurados, o ramo parece ter um grande futuro pela frente. Entretanto, existem algumas curiosidades sobre a sublimação que é preciso conhecer antes de mergulhar de cabeça nesse processo.
Conheça algumas curiosidades sobre a sublimação
Sublimação não precisa ser feita somente em tecidos
O processo de transferência por sublimação pode ser realizado tanto em tecidos (que devem ser possuir entre 80 e 100% de poliéster), quanto em produtos mais rígidos que possuam uma camada de resina, própria para sublimação. Tendo essa resina, a sublimação pode ser aplicada normalmente.
Papel sublimático não pode ser reutilizado
Umas das curiosidades sobre a sublimação é que o papel sublimático não pode ser usado mais de uma vez. Quando você o utiliza para estampar um produto, ele deve ser descartado logo em seguida. Isso porque haverá sobras de tinta da estampa anterior. Além disso, usá-lo novamente faria com que algumas características essenciais para qualidade da estampa fossem perdidas.

Sublimação não é o mesmo que transfer
Os processos de transfer e sublimação são bem diferentes um do outro. No transfer, a tinta é aplicada sobre o tecido. Já na sublimação, a tinta penetra diretamente nas fibras do tecido, o que faz com que a estampa seja muito mais resistente.
O resultado final não oferece cores opacas
Isso é um verdadeiro mito entre as curiosidades sobre a sublimação. Se o processo for bem feito, utilizando tintas e materiais de qualidade e perfil de cor correto (pois influencia no momento da impressão), o resultado final apresentado são produtos com estampas bem vivas e com cores intensas.
Tintas sublimáticas não entopem as cabeças de impressão
Mais uma invenção em meio as curiosidades sobre a sublimação. Não são as tintas sublimáticas em si que entopem as cabeças de impressão, mas tintas de baixa qualidade. Portanto, tenha atenção na hora de comprar e busque um fornecedor de tintas para impressão confiável.

Tintas para sublimação não devem ser misturadas
As tintas sublimáticas não devem ser misturadas de maneira alguma. Isso porque elas podem não ser compatíveis com a outra tinta em questão e acabar entupindo a sua impressora. Além disso, a química também pode ser diferente e isso irá interferir nas cores finais do produto.
A regulagem da prensa deve ser sempre modificada
Entre as curiosidades sobre a sublimação temos um fato que às vezes confunde as pessoas. Mas a regulagem da prensa utilizada no processo deve ser modificada de acordo com o produto que será sublimado. Cada produto irá precisar de uma regulagem específica de pressão, de tempo e também de temperatura. Não há como definir uma única configuração de regulagem e fazer todos os produtos com ela.
Como funciona o processo
O processo de sublimação pode ser resumido como a mudança do estado sólido para o gasoso. No mercado de estamparia, é uma forma de imprimir imagens em tecidos e em outras superfícies devidamente preparadas.

Transferência térmica é o processo de sublimação mais antigo que existe
Existem dois processos principais de sublimação: a impressão direta e a transferência térmica. Esta última é a mais antiga, já usada há bastante tempo. Nesse processo, uma máquina de prensa térmica é usada para transferir a tinta sublimática de uma superfície lisa para outra com cobertura de tecido ou resina. Dessa forma, há uma fusão de transferência.
São várias as curiosidades sobre a sublimação. Esse processo tende a se tornar cada vez mais uma vertente de negócios expressiva. Está procurando tintas para sublimação de qualidade? Na HD Ink você encontra! Além disso, trabalhamos também com as tintas pigmentada e corante. Entre em contato e tire suas dúvidas.